Você sabia que o mês de junho é o mês de combate à violência contra a pessoa idosa? É uma data de extrema importância, pois tem o objetivo de conscientizar a população a respeito do enfrentamento à violência contra esse público e que, muitas vezes, pode estar mais presente do que podemos imaginar. Apenas no ano de 2019, 30% das denúncias recebidas pelo Disque 100 correspondeu à violência praticada contra os idosos, sendo esse o segundo grupo mais vulnerável na nossa população, atrás apenas das crianças e adolescentes. O Estatuto do Idoso (Lei 10.741 de 1º de outubro de 2003) estabelece que “Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.” Assim, podemos perceber que não é apenas para a violência física que devemos nos atentar. Existem diversos tipos de violências que podem ser praticadas contra os idosos e é de fundamental importância que possamos identificá-las para podermos combatê-las. São elas:
Nesse último tipo de violência, a discriminação, também podemos ver que ocorre com muita frequência e que inclusive pode estar automaticamente inserida no ambiente que vivemos. Quando pensamos que os idosos são incapazes e não têm valor, estamos cometendo uma grande violação de respeito a essas pessoas.
Precisamos combater a visão negativa que muitas vezes temos em relação ao envelhecimento! Esse processo é natural da vida e deve ser respeitado em todas as suas particularidades. Nosso objetivo deve ser proporcionar uma sociedade acolhedora e participativa, para que nossos idosos possam ter oportunidade de continuar exercendo todas as suas capacidades.
Precisamos também lembrar que, em caso de suspeita de qualquer tipo de violência, é nosso dever denunciar. Podemos fazer a qualquer momento uma denúncia anônima ligando no “Disque 100”.
O combate à violência contra o idoso é um dever de todos. Vamos juntos nos unir frente a essa luta!
Fonte: HSF