Notícias

Teste de Pezinho: A prevenção começa desde o nascimento!

Hospital São Francisco em 01/06/2022 às 14h05

O Teste do Pezinho é um importante exame de triagem feito em recém-nascidos, sendo obrigatório em todo o país desde 1992, o exame é disponibilizado tanto em hospitais da rede pública como em hospitais da rede privada, pois é considerado um direito básico de todos os bebês.

Se aliando a quatro essenciais exames de triagem neonatal, o Teste do Pezinho recebe esse nome pois o sangue é colhido no calcanhar no recém-nascido, rico em vasos sanguíneos, sendo mais fácil de realizar a coleta sem causar dores.

Qual sua importância?

Com o Teste do Pezinho, é possível detectar até sete doenças diferentes, como:

1. Doença de falciforme e hemoglobinopatias;

2. Falta de biotina, que pode causar convulsões;

3. Fenilcetonúria, que afeta o cognitivo e pode causar retardos mentais;

4. Fibrose cística, que prejudica o intestino delgado;

5. Hipotireoidismo congênito, que afeta o metabolismo;

6. Toxoplasmose, sequelas na visão e audição;

7. Hiperplasia adrenal congênita, que reduz produção de hormônio e afeta o crescimento, onde meninas podem inclusive sofrer de genitália ambígua.

A doença de fibrose cística é a mais complicada para diagnosticar e é preciso mais do que apenas o Teste do Pezinho. Se o resultado do teste apresentar alterações, é necessário prosseguir com outros exames, incluindo o Teste do Suor, considerado o mais eficaz no diagnóstico da doença.

O diagnóstico precoce dessas doenças possibilita um tratamento imediato, antes que possam se desenvolver completamente, promovendo uma melhor qualidade na vida de seu filho futuramente. Por isso, é imprescindível que o Teste do Pezinho seja realizado de 3 a 5 dias após o nascimento do bebê. Após esse período, os resultados não são mais tão precisos.

Como o Teste do Pezinho é feito?

O exame é muito simples e rápido. Algumas gotas de sangue são colhidas no calcanhar e passadas para um papel filtro, especial para esse tipo de análise. Em seguida o sangue é levado para laboratório e o resultado pode sair em alguns dias.

Médicos recomendam que o bebê esteja amamentado antes da realização do exame, para facilitar uma análise mais precisa. O Teste do Pezinho é minimamente invasivo e não causa nenhum efeito colateral na saúde dos recém-nascidos.

Fonte: HSF