O mês de setembro é associado à campanha “prevenção ao suicídio” que, inspirada na história de Mike Emme, em setembro de 1994, nos Estados Unidos, tirou a própria vida. O principal objetivo da campanha é aumentar a conscientização sobre o problema do suicídio, reduzir o estigma associado a ele e fornecer recursos para ajudar aqueles que estão passando por dificuldades emocionais e mentais. As dificuldades emocionais e mentais referem-se a uma variedade de problemas que afetam a saúde mental e o bem-estar emocional de uma pessoa. Essas dificuldades podem ser temporárias ou duradouras e podem interferir significativamente na vida diária, nas relações interpessoais, no desempenho no trabalho ou na escola, entre outros aspectos.
Alguns exemplos de dificuldades emocionais e mentais incluem:
Nesse cenário, é importante ressaltar que as pessoas que enfrentam dificuldades emocionais e mentais não estão sozinhas. Há uma variedade de recursos disponíveis, incluindo profissionais de saúde mental, terapeutas, apoio de familiares e amigos, além de organizações e serviços de saúde mental que podem oferecer ajuda e suporte, sendo este, o melhor caminho!
Conscientize-se você também neste setembro Amarelo. Juntos, podemos fazer a diferença na prevenção ao suicídio e na promoção da saúde mental.
Fonte: HSF.