Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®, como uma simbologia a data do dia 10, o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. O mês tem como objetivo a conscientização e prevenção contra o suicídio.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) com base nos dados do último ano, a cada 40 segundos uma pessoa morre de suicídio no mundo. E quando se refere a tentativas, uma pessoa faz algo contra si mesma a cada 3 segundos. Mais um número alarmante, estima-se que 1 milhão de óbitos por suicídio são registrados por ano no mundo. Quando direcionamos esses números para o Brasil, os casos passam de 12 mil, sendo que mais de 95% desses casos estão relacionados a transtornos mentais e depressão. Um dado muito preocupante e um tema muito importante para discussão.
De acordo com a OMS é possível prevenir o suicídio reconhecendo alguns fatores de risco dentro de tantos outros indícios, como: o desespero, desesperança e a impulsividade, que estão fortemente ligados ao suicídio, o que pode ser identificado por pessoas próximas antes que uma tragédia aconteça, mas infelizmente ainda existe um preconceito e um tabu muito grande quando o assunto é suicídio, por estar diretamente ligado a depressão e a automutilação.
A OMS também lançou um documento, especificamente para a prevenção do suicídio, trazendo à tona assuntos como economia, desemprego e estresse social, que são fatores considerados agravantes para o número de casos, principalmente diante deste cenário, que deve continuar pós-pandemia.
Para prevenir os casos, os pais, responsáveis e pessoas próximas, podem observar por exemplo, uma mudança de comportamento, isolamento, impulsividade, insegurança, tristeza constante, crise de raiva, baixa autoestima, entre outros aspectos. Em tempos de pandemia, onde há um grande aumento de estresse, todo cuidado é necessário, por isso é fundamental ter uma rotina saudável, com momentos para relaxamento e prática de atividade física, além de sempre manter um acompanhamento médico com a realização de exames e consultas periódicas.
Por esses e outros motivos, se você precisar de apoio, não hesite em procurar ajuda de alguém próximo e também auxílio na rede pública de saúde, pois o suporte de um profissional continuamente, é essencial para a preservação da sua vida.
PEÇA AJUDA!
O CVV (Centro de Valorização da Vida) é uma entidade reconhecida desde 1970, onde você pode pedir ajuda ao entrar em contato com os voluntários do site, que disponibiliza um chat on-line e telefone 188, a ligação é gratuita e disponível 24 horas por dia. E não se preocupe, ambos os atendimentos são feitos de forma anônima e realizado por pessoas que guardam sigilo sobre as informações.
Além disto, realize consultas regulares com o seu médico e deixe todos os seus exames em dia. O Hospital São Francisco conta com mais de 30 especialidades para cuidar de você e da sua saúde. Entre em contato com a nossa equipe!
Fonte: HSF | Setembro Amarelo