O que podemos falar da saúde mental dos brasileiros e o aprendemos com os impactos da pandemia do coronavírus depois de quase 2 anos de isolamento social que foi recomendado pelos órgãos públicos?
Mesmo depois desse período, inúmeras pesquisas continuam sendo feitas para tentar ao menos, responder essa pergunta de forma mais certeira e concreta para ajudar ainda mais a população que continua sendo impactada pela pandemia.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), “a saúde mental é um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de fazer contribuições à sua comunidade”.
Como sabemos, cada pessoa tem um jeito diferente de reagir às situações. O aumento de problemas psicológicos teve um aumento generoso durante a pandemia, e um dos motivos que ajudou negativamente foi o distanciamento social que tivemos que enfrentar e algumas pessoas estão enfrentando até hoje.
Para aliviar a tensão que estamos vivendo há quase dois anos, separamos algumas atividades que podem dar um suporte na sua rotina e ajudar com a sua saúde mental:
– Faça um planejamento diário das tarefas do seu dia;
– Mantenha horários para acordar, almoçar e dormir;
– Se estiver trabalhando remotamente, faça pausas e movimente-se;
– Organize-se para ir aos médicos e verificar a sua saúde regularmente;
– Cultive seus laços familiares;
– Caso precise, busque ajuda profissional;
– Faça atividades mais calmas, como meditação, ouvir novas músicas, assistir filmes.
Conte com o Hospital São Francisco e suas mais de 30 especialidades para cuidar de você e da sua saúde.
Fontes: HSF