O verão chegou com tudo e com ele muitas pessoas aproveitam para fazer uma viagem à praia ou curtir piscina. Entretanto, é preciso ficar atento às doenças comuns neste período e não exagerar no sol, principalmente as crianças.
Intoxicação alimentar
No verão, os alimentos tendem a estragar mais rapidamente. Fique atento às comidas vendidas nas praias e não coma alimentos do qual não saiba a procedência. O risco de uma diarreia, disenteria e problemas intestinais são grandes neste período.
Exposição ao sol
A insolação é um dos problemas mais frequentes neste período. Náuseas, enjoos, ânsia de vômito, além da pele irritada são algumas consequências. Use filtro solar e evite a exposição solar intensa em horários inadequados. As queimaduras podem desencadear, a longo prazo, em câncer de pele.
Desidratação
Beber água é muito importante para a saúde das pessoas, principalmente no verão, em que o clima quente faz com que percamos os sais minerais do organismo muito rapidamente. Neste período, procure ingerir pelo menos 3 litros de água por dia e evite o consumo de refrigerantes e sucos de caixinha.
Micoses
Os dias quentes e úmidos favorecem a proliferação de fungos na pele, provocando coceira e irritação. As mulheres, principalmente, devem redobrar os cuidados, pois o biquíni molhado pode acarretar no aparecimento de candidíase.
Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya
Transmitidos pelo Aedes Aegypti, atenção e cuidado máximo para não contrair estas doenças que podem levar a morte. O verão é uma estação quente e úmida o que favorece a proliferação rápida do mosquito em locais com água parada e limpa. Evite o acúmulo de água em recipientes e vasos e faça o uso de repelentes.
Fonte: Assessoria HSF Americana