Uma lição que a pandemia nos trouxe é que a nossa saúde deve ser nossa prioridade. Por isso, o cuidado tem que ser constante, assim, quando formos pegos de surpresa, nosso sistema defensivo estará mais preparado e teremos mais chances de vencer doenças.
Com o avanço da vacinação no Brasil, entraremos em 2022 com mais esperança, novas oportunidades e novos hábitos, que surgiram desse tempo de crise, tanto na economia como na saúde. Como já sabemos, as práticas de prevenção continuarão no próximo ano, então, vamos apresentar algumas dicas sobre como continuar se cuidando:
- Ainda precisaremos usar a máscara para proteger a nós mesmos e às pessoas ao nosso redor, até que a pandemia esteja controlada e toda a população esteja vacinada, pois o imunizante não impede que o vírus seja transmitido e contraído, apenas evita seus agravamentos.
- Cuide da sua alimentação. Os alimentos podem definir o estado de saúde e longevidade do nosso corpo, por isso, mantenha uma dieta equilibrada, preferindo ingredientes saudáveis e orgânicos. Não é preciso abandonar todas as refeições não tão saudáveis que você mais gosta, apenas consumir com equilíbrio.
- Tenha noites de sono de mais qualidade. Enquanto dormimos, nosso organismo absorve os nutrientes ingeridos durante o dia, produz hormônios importantes ao organismo, elimina toxinas e reproduz células de defesa que fortalecem o sistema imunológico. Pessoas a partir dos 18 anos devem dormir de 7 a 9 horas por noite, e a partir dos 65 anos, de 7 a 8 horas por noite.
- Crie ou fortaleça o hábito da atividade física. Movimentos regulares melhoram as funções cardiovasculares e evitam a hipertensão e diabetes. Além disso, durante os exercícios, o corpo libera hormônios capazes de combater a depressão, a ansiedade e aumentar a sensação de bem-estar.
- Vá ao médico regularmente. O recomendado é que você faça exames de rotina sugeridos pelo médico, ao menos uma vez ao ano. Poucas pessoas têm esse costume e só vão quando possuem algum sintoma ou já estão adoecidas. Os exames frequentes ajudam a descobrir doenças precocemente, aumentando as chances de cura.
- Não se esqueça da sua saúde mental. Nossa mente faz parte do nosso corpo, logo, também precisa de cuidados. Quando nosso emocional é deixado de lado, nosso organismo começa a responder de outras maneiras, para que possamos dar atenção. Faça atividades prazerosas para você, tenha um momento do dia para se desconectar da rotina estressante e relaxar, e se sentir necessidade, não deixe de procurar por ajuda profissional.
Em 2022, vamos continuar nos cuidando e em breve, venceremos a Covid-19, estando mais preparados e mais fortes.
Fonte: HSF