Notícias

Outubro Rosa: Um toque pode salvar a sua vida

Hospital São Francisco em 01/10/2021 às 08h05

O mês de Outubro é conhecido mundialmente como um mês relacionado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Além disso, a campanha Outubro Rosa tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e, também, o câncer do colo do útero para promover a conscientização sobre as doenças.

O autoexame realizado pela própria mulher, apalpando os seios, auxilia no conhecimento de seu corpo, e também é considerado como uma forma de prevenção. Porém, esse procedimento não substitui o exame clínico das mamas, o qual deve ser realizado por um profissional de saúde, de preferência uma vez por ano.

O principal sintoma do câncer de mama é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. Além do mais, a pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja e também podem surgir pequenos caroços embaixo do braço. Lembrando que nem todo caroço é considerado câncer, por esse motivo, é importante consultar um profissional de saúde.

O que pode aumentar as chances de uma mulher ter câncer de mama é quando uma pessoa da família (geralmente mãe, irmã ou filha) teve a doença antes dos 50 anos de idade. Por esse motivo, essas mulheres devem tomar cuidados especiais e realizar a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano.

DICAS DE COMO CUIDAR DA SAÚDE

Algumas mulheres se perguntam o que mais podem fazer para se cuidar e a resposta é mais simples do que se imagina. Ter um hábito alimentar saudável e equilibrado com frutas, legumes e verduras é muito importante. Além disso, praticar atividades físicas que movimentem o corpo e não fumar também são algumas dicas que podem ajudar na prevenção não só do câncer, mas também de várias outras doenças.

Em caso de dúvidas consulte sempre o seu médico.

Fonte: HSF/ Ministério da Saúde