A ocorrência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade por essa neoplasia (também denominada como um tumor). Na população feminina abaixo de 40 anos, ocorrem menos de 10 óbitos a cada 100 mil mulheres, enquanto na faixa etária a partir de 60 anos o risco é 10 vezes maior.
Principais sinais e sintomas
- – Caroço (nódulo), geralmente indolor.
- – Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo).
- – Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja.
- – Surgimento de alterações no bico do peito (mamilo) ou saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
- – Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
- – Inversão do mamilo.
- – Inchaço do braço.
- – Dor na mama ou mamilo.
Prevenção
- – Não fume: Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes.
- – Tenha uma alimentação saudável: Uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas adoçadas, pode prevenir o câncer.
- – Realize atividades físicas:Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer. Por isso, é fundamental controlar o peso por meio de uma boa alimentação e realizar atividade física.
- – Amamente: A amamentação gera inúmeros benefícios para a saúde da mãe e do bebê. A prevenção do câncer de mama é um deles.
- – Faça o exame preventivo: Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos.
- – Vacine contra o HPV: A vacinação contra o HPV, disponível no SUS, e o exame preventivo (Papanicolaou) se complementam como ações de prevenção do câncer do colo do útero. Mesmo as mulheres vacinadas, quando chegarem aos 25 anos, deverão fazer um exame preventivo a cada três anos, pois a vacina não protege contra todos os subtipos do HPV.
- – Vacine contra a hepatite B: O câncer de fígado está relacionado à infecção pelo vírus causador da hepatite B e a vacina é um importante meio de prevenção deste câncer.
- – Evite a ingestão de bebidas alcoólicas: Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.
- – Evite comer carne processada: Carnes processadas como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru podem aumentar a chance de desenvolver câncer. Os conservantes (como os nitritos e nitratos) podem provocar o surgimento de câncer de intestino (cólon e reto) e o sal provocar o de estômago.
- – Cuidado com o sol: Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.
Atenção!
O câncer de mama ocorre principalmente em mulheres, mas em alguns casos raros podem acontecer em homens. Os sintomas são: protuberância ou inchaço, geralmente (mas nem sempre) indolor, pele ondulada ou enrugada, retração do mamilo, vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo e inchaço nos linfonodos axilares.
Outubro Rosa
Ame-se! Cuide-se! Celebre a vida!
O HSF também apoia essa causa!
A melhor maneira de lutar contra essa doença é a prevenção, faça exames periódicos!
Agende uma consulta hoje mesmo! Entre em contato com a nossa equipe.
Fonte: Assessoria HSF