Começamos o Outubro Rosa, um período importante para propagar a campanha de combate e conscientização do câncer de mama entre as mulheres. Este é um dos tipos de câncer que mais atinge a população mundial e o diagnóstico precoce faz toda a diferença na cura.
O movimento popular é conhecido internacionalmente e remete ao laço rosa que simboliza a luta contra a doença. Começou na década de 90 e, hoje, são realizadas ações voltadas à conscientização e informações de prevenção; prédios públicos e monumentos recebem a iluminação de cor rosa para alertar a todos a importância de cuidar da saúde.
Este método preventivo é fundamental para detectar o câncer de mama em estágio inicial. Pelo menos uma vez ao mês, a mulher deve fazer a avaliação em frente ao espelho, em pé ou deitada e apalpar toda a mama. Qualquer alteração de retração da pele ou mamilo, inchaços, assimetria, secreção com sangue ou caroços, procure imediatamente o médico para realizar exames clínicos.
A mamografia deve ser feita pelo menos uma vez ao ano por mulheres acima dos 40 anos como medida preventiva ou no caso de histórico da doença na família realizar o exame antes desta idade. Constatado alguma alteração, o médico pedirá exames complementares para detectar se o tumor é maligno e, assim, começar o tratamento mais indicado.
Todo câncer de mama é tratável. É preciso identificar a fase em que o tumor foi diagnosticado para encontrar os melhores procedimentos para tratar a paciente, podendo ser cirurgia, quimioterapia, hormonioterapia e a radioterapia. Lembrando que quanto antes for diagnosticado maior são as chances de cura.
Cuide-se, sua vida é valiosa!
Fonte: Assessoria HSF Americana