Quebrar um tabu, eliminar o preconceito e dar prioridade à vida. O Novembro Azul chega com a missão de conscientizar os homens da importância de realizar o exame preventivo contra o câncer de próstata e outras doenças masculinas.
O movimento surgiu em 2003, na Austrália, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. Apesar de ser uma doença grave, o câncer de próstata tem cerca de 90% de cura desde que o diagnóstico seja feito precocemente.
Sintomas
O câncer de próstata evolui lentamente e os sintomas só são percebidos quando o tumor está em estágio avançado. Entre os sintomas mais frequentes estão a diminuição do jato de urina com o aumento da frequência urinária, além da dificuldade de urinar. Se o câncer tiver espalhado em outras partes do corpo, é comum sentir dores nas costas, coxas, ombros e ossos.
Diagnóstico e prevenção
É fundamental que seja realizado o exame de toque e o de sangue para diagnosticar o câncer de próstata. Recomenda-se que o exame seja feito anualmente a partir dos 50 anos e no caso de histórico familiar, procurar o médico a partir dos 45 anos.
Alimentação saudável rica em verduras e cereais, prática de atividades físicas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar e nem usar drogas podem diminuir os riscos de apresentar a doença.
Tratamento
O tratamento vai depender do tamanho do tumor e da idade do paciente, que varia desde a remoção cirúrgica da próstata, radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos.
Fonte: Assessoria HSF Americana