Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil, sendo que a cada ano são estimados 68.220 casos novos.
Na fase inicial, a doença não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
A realização de exames preventivos contribui para o aumento da taxa de sobrevivência, visto que a detecção precoce do câncer de próstata resulta em 90% de chances de cura.
Sintomas da fase avançada:
Principais fatores de risco:
Hábitos que contribuem para a redução de riscos de câncer:
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
A melhor forma de garantir a cura ainda é o diagnóstico precoce, por isto é imprescindível a conscientização de todos os homens em relação a doença.
Homens a partir dos 45 anos devem ir ao urologista conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos; e também sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
A escolha do tratamento levará em consideração os aspectos de saúde do paciente, avanço da doença e expectativa de vida, de acordo com as orientações do especialista.
Entre em contato com o seu médico e tire todas as suas dúvidas sobre a doença.
Fontes: HSF/ Ministério da Saúde