Estima-se que entre os anos de 2020 e 2022, surgiram 66 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, segundo o INCA. O número crescente nos faz enxergar as necessidades das campanhas de Novembro Azul, para incentivar homens a se cuidarem e buscarem o diagnóstico precoce para a doença.
De acordo com especialistas, não existem medidas preventivas específicas e assertivas para se evitar o câncer de próstata. Por isso, os homens devem, desde cedo, manter hábitos saudáveis em suas vidas para reduzir as chances de desenvolver a doença.
O que é o câncer de próstata?
A próstata é uma glândula presente na parte baixa do abdômen e que só os homens possuem. Sua função é a produção e armazenamento de sêmen. Quando é atingida pelo câncer, há uma multiplicação desordenada de suas células e a glândula fica endurecida. O tumor é o mais comum em homens acima de 50 anos.
Exames preventivos
Em fase inicial, pode não apresentar sintomas, por isso, os exames periódicos feitos por um médico urologista são a melhor forma de assegurar um tratamento adequado com maiores possibilidades de cura total.
Os homens a partir dos 45 anos de idade devem procurar o profissional para conversar sobre o exame de toque retal e o exame de sangue PSA, utilizado para diagnosticar os níveis de Antígenos Prostáticos Específicos, uma proteína produzida pela próstata que, em níveis elevados, pode significar câncer ou doenças benignas no órgão.
Somente uma biopsia é realmente capaz de confirmar a presença do câncer.
Sintomas
Embora seja comum que o câncer de próstata não apresente sintomas em sua fase inicial, alguns desses sinais podem indicar a presença do tumor no organismo:
Esses sintomas também podem significar doenças benignas na próstata, como a hiperblasia e a prostatite. Mesmo assim, ao reconhecer um desses sintomas, não demore a procurar o seu médico urologista. O diagnóstico precoce é o que pode salvar sua vida!
Fonte: HSF / INCA