Notícias

Não perca o fôlego. O cuidado continua!

Hospital São Francisco em 13/01/2022 às 19h30

Estamos diante de uma epidemia de diferentes síndromes gripais, com um expressivo aumento da demanda em nossos Prontos Atendimentos.

Embora os casos sejam de menor gravidade, os números registrados nos últimos dias superam o período de pico da pandemia de Covid-19, doença que também segue em circulação. Precisamos continuar nos cuidando para não transmitir outras doenças para as pessoas que convivem conosco.

Já tomamos diversas medidas para minimizar os efeitos da alta procura, contudo, diante das festas de final de ano, os casos tendem a aumentar nos próximos dias.

Está com sintomas? Continue usando máscara, higienize as mãos e superfícies com frequência e mantenha o distanciamento social.

Os sintomas de gripe e de Covid-19 são parecidos e podem gerar dúvidas. Para evitar a superlotação dos hospitais, aconselha-se a procura pelo pronto atendimento apenas em caso de piora clínica, como a persistência de febre por 2 ou 3 dias e piora nos sintomas gerais, como dor de cabeça, dores no corpo e tosse persistente.

Além disso, se você teve contato com pessoas que testaram positivo para Covid-19, ainda que esteja sem sintomas, deve permanecer isolado, utilizar máscara e fazer higienização das mãos, pois, mesmo assintomático, pode transmitir a doença.

Caso tenha tido contato com pessoas com gripe, observe seus sintomas e procure o serviço de saúde somente se houver piora.

Lembre-se também da importância do uso racional do Pronto Atendimento, que deve ser procurado somente em casos de sintomas expressivos. Pacientes com sintomas leves devem evitar dirigir-se ao PA.

Confira algumas dicas para evitar a transmissão da Covid-19 e Influenza

#CANCELEACOVID!

 

Fonte: HSF