É muito importante durante este período de pandemia do Covid-19, buscar as informações mais recentes e confiáveis, disponíveis no site da OMS – Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde para acompanhamento da disseminação em nosso Brasil e quais as medidas corretas de prevenção.
O coronavírus é de uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China, provocando a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
Lave as mãos frequentemente – Limpe regularmente as mãos com água e sabão ou utilize álcool em gel 70%. Lembre-se que a higiene deve ser feita corretamente, lavando cuidadosamente entre os dedos. Esse processo é responsável por matar o vírus presente em suas mãos.
Manter o distanciamento social ao sair – A recomendação inicial do Ministério da Saúde é ficar em casa, caso você precise sair procure estar pelo menos a 1 metro de distância entre as pessoas. Evitando o contato especialmente com pessoas que estejam tossindo ou espirrando.
Evite tocar nos olhos, nariz e boca – As mãos tocam muitas superfícies e podem ser acometidas por vírus. Uma vez contaminadas, podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. Com isto, o vírus pode entrar no seu corpo e deixá-lo doente.
Pratique a higiene respiratória – Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou com um lenço descartável quando tossir ou espirrar.
EM CASO DE SUSPEITA DE CORONAVÍRUS
Fique em casa se começar a se sentir mal, mesmo com sintomas leves, como dor de cabeça e corrimento nasal leve, até se recuperar.
No entanto, se o quadro evoluir e você desenvolver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure orientação médica imediatamente e siga as instruções da sua autoridade sanitária local para evitar a propagação de vírus e outras infecções.
MUDANÇA DE TEMPO: CUIDADOS COM A SAÚDE RESPIRATÓRIA
Com a chegada do outono, é comum o crescimento de casos de doenças respiratórias, justamente porque o tempo seco aumenta a concentração de poluentes e acaba sendo um gatilho que propaga a maior disseminação de alguns vírus como a gripe comum, afetando mais crianças e idosos. E, diante da pandemia de coronavírus, entrar nesta nova estação acaba sendo mais um agravante para a saúde de toda a população. Além disto, quedas bruscas de temperaturas são um grande problema para as pessoas que possuem baixa imunidade.
Atenção aos cuidados especiais:
Fonte: Assessoria HSF