No mês de junho, é realizada a campanha de combate à violência contra a pessoa idosa com o objetivo de conscientizar a população a respeito da identificação e enfrentamento da violência e alertar que, em muitas vezes, ela pode estar mais presente do que podemos imaginar.
Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), apenas entre janeiro e junho do último ano, o Disque 100 registrou mais de 35 mil denúncias de violações de direitos humanos contra pessoas idosas, sendo os familiares e conhecidos os principais responsáveis por essa violação. O Estatuto do Idoso (Lei 10.741 de 1º de outubro de 2003) estabelece que “Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.” Assim, podemos perceber que não é apenas para a violência física que devemos nos atentar. Existem diversos tipos de violências que podem ser praticadas contra os idosos e é de fundamental importância que possamos identificá-las para podermos combatê-las. São elas:
Não apenas neste mês, mas no ano todo, nosso foco deve ser proporcionar uma sociedade acolhedora e participativa, para que nossos idosos possam ter oportunidade de continuar exercendo todas as suas capacidades.
Precisamos também lembrar que, em caso de suspeita de qualquer tipo de violência, é nosso dever denunciar. Podemos fazer a qualquer momento uma denúncia anônima ligando no “Disque 100”. O combate à violência contra o idoso é dever de todos. Vamos juntos nos unir frente a essa luta!
Fonte: HSF. MMDFH.