Campanha tem o objetivo de incentivar os cidadãos a doar sangue
O mês de Junho é dedicado ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de se doar sangue, são organizados eventos e ações no mundo todo.
Os doadores regulares de sangue, voluntários e não remunerados – que doam pelo menos duas vezes ao ano – fornecem nesse período 37,6 milhões de unidades de sangue. Uma única doação pode salvar a vida de até 4 pessoas.
A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que cada país tenha, entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa, cerca de 7%.
A iniciativa destaca valores humanos fundamentais como altruísmo, respeito, empatia e generosidade. As transfusões de sangue e de seus componentes ajudam a salvar milhões de vidas todos os anos.
Contribuem também para que os pacientes com doenças potencialmente mortais vivam por mais tempo e com melhor qualidade de vida, além de possibilitarem intervenções médicas e cirúrgicas complexas. As transfusões têm uma função vital no atendimento materno-infantil, na gravidez e na resposta de emergência no caso de desastres naturais ou causados pelos seres humanos.
O Dia Mundial do Doador de Sangue é uma possibilidade para enfatizar mais uma vez porque é essencial que a doação seja altruísta e, que haja doadores regulares para garantir a provisão de sangue seguro para todos os pacientes que precisem de transfusões.
Que tal comemorar essa data salvando vidas? Doe sangue e colabore!
Fonte: Assessoria HSF