Notícias

Janeiro Branco: uma campanha sobre saúde mental

Hospital São Francisco em 01/01/2023 às 08h05

O Brasil lidera atualmente o ranking dos países com mais ansiosos em todo o mundo. 9,3% da população mundial que sofre de ansiedade são brasileiras. Além disso, 5,8% das pessoas em nosso país foram diagnosticadas com depressão. Esses dados foram revelados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ao analisarmos esses números, não é de se surpreender a necessidade de uma campanha como a do Janeiro Branco em nosso país, que promove ações para a conscientização acerca da saúde mental, com a intenção de desmistificar tabus e gerar mais conhecimento a respeito dos cuidados emocionais e mentais.

A campanha foi criada em 2014, pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão. O mês foi escolhido por ser um período onde, enquanto muitas pessoas estão felizes e esperançosas com o recomeço do ano, outras podem estar se sentindo frustradas pelas metas não realizadas do ano anterior. E esse sentimento pode ser o despertar para doenças psicológicas como ansiedade e depressão.

A precariedade na saúde mental dos brasileiros também tem afetado o mercado econômico e no desenvolvimento profissional de quem sofre de alguma doença psicológica. Isso porque a saúde mental é a segunda maior causa dos afastamentos de trabalho no país.

Como cuidar da sua saúde mental?

Pense nesse novo ano como um recomeço: aproveite a nova temporada para iniciar o que você tem vontade e ainda não conseguiu fazer nos últimos anos. Transforme 2023 em uma nova oportunidade.

Cuide da sua vida social: um impulso muito comum de quem está passando por crises de ansiedade, depressão e estresse, é se afastar dos amigos e família, mas isso tende a ser ainda mais prejudicial para a sua saúde. Então, valorize esses momentos e se esforce para estar mais presente e cercado por pessoas que te fazem bem.

Procure ajuda profissional se precisar: não deixe-se levar por estigmas e tabus. Procurar ajuda é um ato de coragem e força. A mente, assim como o corpo, também precisa de um profissional de vez em quando.

Mantenha uma alimentação saudável: vitaminas, minerais e nutrientes também influenciam na saúde emocional e mental.

Fonte: HSF