Em 1990 surgiu o movimento OUTUBRO ROSA para incentivar a população a lutar em conjunto no controle do câncer de mama. Mesmo sendo combatido e difundido todos os dias em consultórios e no hospital, o mês de outubro foi escolhido para promover alta conscientização.
O câncer de mama pode ser diagnosticado precocemente com o autoexame da mulher na mama. Dessa forma, ela é diagnosticada e tratada antes de uma complicação maior, diminuindo drasticamente a mortalidade.
Segundo Douglas Guzzo, diretor do Hospital São Francisco, ano a ano o movimento ganha mais força e mais mulheres são impactadas. “Antigamente muitas mulheres não falavam sobre suas doenças. Se fechavam para ajuda e tinham vergonha de assumir que tinham câncer. Hoje, incentivamos sempre a conversa, o autoexame e a importância do diagnóstico precoce. E já podemos dizer que houve queda na mortalidade”.
A campanha de 2018 do Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA) do Ministério da Saúde, intitulada de “Câncer de Mama: vamos falar sobre isso?”, tem o objetivo de fortalecer as recomendações do Governo para o rastreamento e o diagnóstico precoce, desmistificando conceitos em relação à doença.
“É muito importante o autoexame, pois só assim as mulheres conseguem sentir suas mamas e notar pequenas alterações como caroços, pele avermelhada, alterações no bico, pequenos nódulos embaixo dos braços e saídas espontâneas de líquido dos mamilos. Qualquer alteração, procure seu médico rapidamente”, finalizou Guzzo.
Prevenção:
Para prevenir a doença, segue algumas dicas do HSF:
– Pratique atividades físicas regularmente;
– Alimente-se de forma saudável;
– Mantenha um peso adequado para seu corpo;
– Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
– Amamente quando lactante.
O Câncer:
O câncer de mama é causado pela multiplicação de células anormais da mama, formando um tumor. No Brasil, estima-se 59.700 casos novos para cada ano do biênio 2018-2019.
Fonte: Assessoria HSF
Foto: Freepik