Notícias

HSF incentiva Novembro Azul e combate ao câncer de próstata

Hospital São Francisco em 05/11/2018 às 10h00

Um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo o Ministério da Saúde. Esse dado assusta e serve como norte para a prevenção em homens de diversas idades. Pensando em detectar a doença precocemente, foi criado no Brasil a campanha NOVEMBRO AZUL por diversas instituições e está sendo cada vez mais difundida.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e está localizada na parte baixa do abdômen. Órgão muito pequeno, mas que causa milhares de mortes no mundo devido a falta de exames preventivos.

Douglas Guzzo, diretor do HSF, afirma que o câncer de próstata é o segundo mais comum nos homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. “A taxa de incidência é muito grande no Brasil. Estima-se, através do INCA, 68.220 mil casos somente em 2018 no Brasil, e quase 14 mil mortes no ano de 2013. É preciso fazer exames preventivos, ir ao médico e deixar o preconceito de lado. Um simples exame permite que a doença seja encontrada no início e combatida tranquilamente”.

Prevenção:
Segundo o INCA, já é comprovado que uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais auxilia no combate ao câncer, além da ingestão menor de gordura. Outros hábitos saudáveis podem auxiliar nesse processo como atividades físicas, peso adequado, baixo consumo de álcool e não fumar.

A idade é um fator de risco importante: homens após os 50 anos possuem mais probabilidade do que homens mais jovens. “Visite um médico constantemente. Se você tem parente próximo com a doença ou que já teve, sua chance é maior. Faça acompanhamento e previna-se”, finalizou Guzzo.

 

Fonte: Assessoria HSF
Foto: Freepik