No mês de fevereiro, as entidades e instituições de saúde por todo o Brasil promovem a campanha Fevereiro Roxo e Laranja. A cor roxa trata-se da sensibilização do mal de Alzheimer, lúpus e fibromialgia, enquanto a cor laranja comunica a conscientização sobre a leucemia, um tipo de câncer.
As doenças tratadas no Fevereiro Roxo são as chamadas doenças crônicas, ou seja, podem se manifestar durante a vida e não têm cura. Por isso, a intenção é promover campanhas de prevenção e conhecimento do tratamento, para que haja uma vida com mais bem-estar para aqueles que já contraíram a doença.
Mal de Alzheimer
Em geral, manifesta-se a partir dos 65 anos de idade. Especialistas acreditam que podem ser geneticamente determinada. Trata-se de uma demência neurodegenerativa.
Alguns dos sintomas da doença são: falta de memória para acontecimentos recentes, repetição da mesma pergunta diversas vezes, dificuldade para acompanhar conversas, dificuldade para dirigir e encontrar caminhos conhecidos, dificuldade de raciocínio e solução de problemas, dificuldade de encontrar palavras, irritabilidade, desconfiança repentina, agressividade e tendência ao isolamento.
O mal de Alzheimer se manifesta e evolui de forma lenta, tendo quatro estágios. A média de sobrevida de uma pessoa diagnosticada com a doença é de 8 a 10 anos.
Como não existe uma causa conhecida, o único meio de prevenção para o mal de Alzheimer é manter uma vida com hábitos saudáveis, além de preservar o cérebro ativo através de jogos e leituras.
Lúpus
Trata-se de uma doença autoimune, ou seja, se manifesta quando o sistema imunológico é afetado. No caso do lúpus, o sistema passa a produzir mais anticorpos que o necessário, que por sua vez interagem com proteínas do organismo causando inflamação na pele ou em órgãos internos, como rins, pulmão, articulações e etc.
O lúpus tem sua manifestação mais recorrente em mulheres em idade fértil, dos 20 aos 45 anos de idade. Os principais sintomas do lúpus são: dores na articulação, principalmente nas mãos, lesões na pele, inflamação de órgãos internos, alterações no sangue, febre sem inflamação, manifestação nos olhos.
Para a prevenção, é necessário evitar fatores que possam desencadear a doença como exposição solar, tratar as infecções e evitar uso de tabacos e drogas.
Fibromialgia
Uma síndrome clínica que gera dores em todo o corpo, principalmente músculos e tendões. Também pode apresentar sintomas como falta de sono reparador (quando você dorme, mas ainda acorda cansado), ansiedade, depressão e alterações na memória e intestino.
A doença se manifesta em pacientes de 30 a 60 anos, em sua maioria mulheres. Seu diagnóstico é clínico, ou seja, não necessita exames para comprovar a doença.
Como não há uma causa conhecida para a doença, também não existe um meio 100% eficaz para se evitar a fibromialgia. Portanto, os médicos recomendam a prática de exercícios físicos na rotina.
Leucemia
A leucemia é um câncer que afeta os glóbulos sanguíneos brancos, acumulando células doentes na medula óssea, responsável por produzir as células sanguíneas. Existem diferentes tipos de leucemia e dois tipos de glóbulos brancos que podem ser afetados. Em geral, o câncer tem sua recorrência em adultos e idosos, exceto pela leucemia linfoide aguda, que afeta mais as crianças.
Os principais sintomas para reconhecer a leucemia são: palidez, cansaço, palpitação, aumento de gânglios, infecções recorrentes, hematomas e sangramentos inexplicáveis, aumento do baço e do fígado, anemia, febre, perda de peso sem motivo, etc.
Não existe uma relação de causa e efeito para o desenvolvimento da doença. Por isso, a melhor forma de prevenção, como nas doenças acima, é manter uma vida saudável, com alimentação rica em ingredientes naturais, prática de exercícios e evitar tabagismo e produtos tóxicos.
Fonte: HSF; Sociedade Brasileira de Reumatologia; Veja Saúde