Notícias

Falta de insumos, materiais médicos e carência de vagas

Hospital São Francisco em 31/03/2021 às 12h33

É de domínio público, o fato de a pandemia causada pelo COVID-19 estar elevando grandiosamente a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva, superando, não raramente, a capacidade instalada da maioria das instituições hospitalares.

Em contrapartida, apesar dos melhores esforços dedicados à compra de mais equipamentos, fornecedores se encontram desabastecidos e, na maioria das vezes, pedem acima de sessenta dias para a entrega.

Apesar dos pedidos já formalizados, não temos previsão de entrega em curto prazo, sendo a nossa necessidade imediata para respiradores mecânicos e monitores.

Para agravar ainda mais a situação, o confisco realizado pelo Ministério da Saúde nos deixou sem insumos para intubação, para manutenção de pacientes em ventilação mecânica e anestésicos, nos obrigando a utilizar os insumos disponíveis no mercado que não são os mais indicados, porém os únicos disponíveis no momento.

Aumentamos nossa capacidade de leitos de terapia intensiva em 50%, tendo solicitado equipamentos para novo aumento de capacidade em mais 60%, porém, referidos equipamentos ainda não foram entregues.

O colapso iminente e derivado da falta de vagas de terapia intensiva e insumos para manutenção dos pacientes em tratamento, se agrava ainda mais diante da escassez de vagas em outros hospitais da região.

Deste modo, ainda que constitucionalmente não estejamos sujeitos ao impossível, comunicamos nossa crítica situação operacional e rogamos todo tipo de auxílio para poder atender e salvar vidas.

Isto posto, aproveitamos do ensejo para renovar os protestos de estima e elevada consideração.

ASSOCIAÇÃO AMERICANENSE DE SAÚDE

Douglas Apparecido Guzzo – Presidente