Doar sangue é um ato nobre. Diariamente, os hospitais recebem pacientes que necessitam de transfusão de sangue para salvar vidas. O procedimento é totalmente voluntário, seguro e rápido. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o recomendado seria de 3% a 5% de doações da população para abastecer os bancos de sangue, porém, hoje no Brasil o número chega a cerca de 1,7% o que corresponde a aproximadamente 5.500 bolsas de sangue.
Para doar sangue é necessário que o indivíduo preencha um cadastro com dados pessoais e verificar, através de exames clínicos, se goza de boa saúde para realizar a doação. Estando apto, o doador segue para a sala de coleta onde são retirados 450ml de sangue.
Para doar sangue é necessário:
– Levar documento de identidade;
– Gozar de boa saúde;
– Pesar mais de 50kg;
– Não estar em jejum, evitar no dia anterior bebidas alcoólicas, fumar e ingerir alimentos gordurosos por pelo menos 3 horas antes;
– Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias.
Pós-doação:
– Evitar exercícios físicos por 12 horas;
– Não fumar por pelo menos 2 horas após a doação;
– Ingerir bastante líquido ao longo do dia.
NÃO podem doar:
– Pessoas com diagnóstico de hepatite;
– Gestantes ou mulheres que estejam amamentando;
– Usuários de drogas;
– Pessoas expostas a DSTs (AIDS, Sífilis, Hepatite, entre outros).
Procure o Serviço de Medicina Transfusional (STM), parceiro do Hospital São Francisco de Americana e faça sua doação. Lembrando que o intervalo de uma doação para outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. O horário de funcionamento do STM para doação de sangue é de terças e sextas-feiras, das 7h30 às 11h. Telefone para contato (19) 3405-4370 ou 3475-9900 ramal 2016.
Por: Assessoria HSF Americana