O mês de abril conta com uma importante data no calendário de saúde, o Dia de Prevenção à Hipertensão Arterial, comemorado no dia 26 de abril. O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos do aumento excessivo da pressão e as formas de prevenção da doença.
A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, ocorre quando a medida da pressão se mantém, frequentemente, acima de 140 por 90 mnHg, atacando os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e podendo causar a paralisação dos rins. Segundo o Ministério da Saúde, ela mata 300 mil brasileiros anualmente, causa 820 mortes por dia, 30 por hora e uma a cada dois minutos.
Questões hereditárias, sedentarismo, má alimentação, fumo e consumo excessivo de álcool são considerados os principais fatores de risco para o desenvolvimento e complicações da doença.
Manter a pressão equilibrada é essencial, por isso, aferir regularmente é a única maneira de diagnosticar possíveis problemas. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver hipertensos na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.
Siga as nossas dicas e previna-se:
>> Evite o consumo de bebidas alcoólicas e fumo;
>> Exercite-se;
>> Reduza o consumo diário de sal;
>> Mantenha uma dieta saudável e equilibrada;
>> Controle os níveis de colesterol;
>> Cuide da mente e evite situações de estresse;
>> Faça consultas de rotina com o seu médico.
Fonte: Assessoria HSF