No dia 05 de Maio, comemora-se o Dia Mundial da Higienização das Mãos, com o propósito de mobilizar pessoas em todo o mundo com o objetivo de aumentar a adesão à higiene das mãos nos serviços de saúde, protegendo tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde contra infecções.
Além disso, a higiene das mãos com preparação alcoólica 70% ou sabonete líquido e água, é uma das ações mais eficazes para redução da transmissão de microrganismos causadores de doenças infecciosas, incluindo a COVID-19. Dessa forma, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade, por meio de uma medida simples como esta, podem desempenhar um importante papel na prevenção destas infecções.
Sem dúvidas, a correta higienização das mãos é um hábito que promove a saúde, pois higienizar as mãos reduz significativamente a transmissão de microrganismos e diminui a incidência de infecções preveníveis, ampliando a segurança de pacientes, profissionais de saúde e da população em geral.
Sabemos ainda que a transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2) se dá pelas gotículas de saliva, que podem ficar depositadas nas mãos, objetos e superfícies. Por esse motivo, a higienização das mãos é um forte aliado para conter a transmissão do vírus causador da COVID-19.
Com mais de 330 mil óbitos confirmados, segundo dados do Ministério da Saúde, a COVID-19 tem como uma das principais formas de prevenção a higienização das mãos. Porém, outras patologias, como a Influenza também podem ser prevenidas por meio da adoção desta prática simples e rápida de ser executada por toda a população.
Quanto à técnica, as mãos devem ser friccionadas com a preparação alcoólica 70%, por no mínimo 20 segundos. Ressalta-se que as mãos não podem estar visivelmente sujas, uma vez que a preparação alcoólica não remove sujidades. Enquanto a higienização das mãos com sabonete líquido e água deve respeitar o tempo mínimo de 40 segundos, esfregando bem as palmas das mãos, entre os dedos e pulsos.
Previna-se e conte com a equipe HSF!
Fonte: HSF