Notícias

Dia Mundial da Saúde

Hospital São Francisco em 05/04/2018 às 20h15

O mês de abril marca uma data importante para a área da saúde. No dia 7 é comemorado o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ao longo dos seus 70 anos de existência que aborda temas a serem debatidos ao longo do ano, através de atividades e palestras instrutivas e educacionais.

Neste ano, o tema escolhido foi “Saúde para todos” com o objetivo de conscientizar a necessidade de cobertura e acesso à saúde universal e os benefícios que a prevenção pode trazer a nível mundial. Algumas barreiras impedem que este acesso seja comum a todas as pessoas e é justamente isso que a OMS quer trabalhar neste ano, no combate a epidemias e proteção para estimular o crescimento econômico em todas as esferas.

Barreiras geográficas

Áreas rurais ou de difícil acesso dificultam os cuidados com a saúde. A OMS pretende quebrar essas barreiras geográficas e disponibilizar serviços de saúde em todos os lugares, com a realização de tratamentos, consultas médicas e distribuição de remédios.

Barreiras financeiras

Neste ponto as dificuldades abrangem a disponibilidade financeira de utilizar os serviços ligados à saúde, seja o gasto com consultas médicas, tratamentos particulares e remédios, além de custos indiretos como o transporte para chegar a uma clínica, por exemplo.

Segundo a OMS, em alguns países as despesas para acessar serviços de saúde ultrapassam os 20% recomendado do orçamento familiar, colocando a população em risco de cair na pobreza e, consequentemente, aumentando o número de pessoas doentes em todo o mundo.

Barreiras Socioculturais

A má qualidade dos serviços públicos de saúde e falta de humanização na prestação desses serviços, como falta de informação, atendimento precário, centros de atendimento superlotados, é uma questão que prejudica a população mundial. A OMS quer trabalhar para reverter essa situação junto ao Poder Público, principalmente em países em desenvolvimento, pois saúde de qualidade é um direito de todos.

Lembre-se que a prevenção ainda é o melhor remédio para a qualidade de vida! Alimente-se bem, faça exercícios físicos regularmente e realize anualmente um check-up geral de sua saúde!

Fonte: Assessoria HSF Americana
Foto/Crédito: Shutterstock