A prática do autoexame é contraindicada para o rastreamento da doença; a mamografia é o exame mais indicado para identificar a doença de forma precoce, aumentando as chances de cura.
O mês de outubro, também conhecido como Outubro Rosa, tem como objetivo conscientizar à população sobre a importância do diagnóstico e da prevenção do câncer de mama.
A patologia que apresenta mais de 2 milhões de novos casos anualmente, é mais comum em mulheres (cerca de apenas 1% de indivíduos do gênero masculino a apresentam), sendo uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Ela é relativamente fácil de identificar, já que é acompanhada de um caroço no seio ou embaixo dos braços, que pode – ou não – causar dores.
O câncer de mama possui vários tipos, sendo alguns, capazes de se desenvolverem com facilidade, manifestando a importância de consultar um profissional de saúde; o câncer de mama também pode apresentar outros sintomas, como:
Esta patologia também pode ser silenciosa, ou seja, se manifestar sem apresentar sintomas. O rastreamento do câncer de mama é uma estratégia para evitar os danos à saúde e reduzir a mortalidade pela doença, sendo indicado às mulheres a partir de 40 anos de idade, com periodicidade (de 2 em 2 anos), a mamografia, e aos homens – em qualquer faixa etária quando houver a suspeita clínica de ginecomastia ou nódulos palpáveis – a mamografia diagnóstica e/ou ultrassom de mama.
O rastreamento do câncer de mama, não exclui a importância das estratégias de prevenção, como:
Por que o autoexame deixou de ser recomendado?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o autoexame deixou de ser recomendado para o rastreamento de câncer de mama há mais de dez anos por não ser capaz de descobrir tumores de até 1 centímetro.
A organização enfatiza que, ao se auto apalpar e não identificar alguma alteração, muitas mulheres deixavam de procurar atendimento médico e de fazer o exame de detecção, resultando no agravamento e no aumento de mortalidade em detrimento da doença.
O SEU CORPO É O SEU ABRIGO, POR ISSO, NÃO DEIXE DE CUIDAR DELE!
O HSF apoia esta causa e está disponível para te ajudar!