Notícias

Coronavírus – O combate depende de cada um de nós

Hospital São Francisco em 16/03/2020 às 16h37

O Ministério da Saúde prevê que nas próximas duas semanas haverá um grande aumento de casos de infecção por coronavírus (COVID-19) no Brasil. Nós, do HSF, estamos juntos nesta luta!

TRANSMISSÃO E SINTOMAS

De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, investigações sobre a transmissão ainda estão em andamento. O que sabemos até agora é que a contaminação costuma ocorrer pelo ar, quando uma gotícula de saliva toca a mucosa, o que pode ocorrer por contato pessoal através de secreções como o espirro, tosse, catarro, gotículas de saliva de uma pessoa contaminada para outra, ou pelo contato em superfícies ou objetos, principalmente os de uso coletivo como corrimão, maçanetas, dentre outros que foram tocados por uma pessoa contaminada e depois por alguém que não tem o vírus e que toca seu rosto ou mucosa depois desses locais.

Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum: febre, tosse e dificuldades para respirar. Para se proteger a principal recomendação é higienizar as mãos frequentemente com água e sabão. Use também antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%, principalmente: após tossir ou espirrar, depois de cuidar de pessoas, acessar lugares de grande circulação de pessoas, ir ao banheiro e antes e depois de comer.

ATENÇÃO AO COMUNICADO OFICIAL

1 – PRIMEIRAMENTE SEM PÂNICO

A pandemia já era iminente, era apenas uma questão de tempo, mas nós podemos fazer essa história ser diferente no Brasil.

2 – SEM FAKE NEWS

Se quer ser o primeiro a divulgar algo, consulte a fonte. Duvidou? Não repasse. O site do Ministério da Saúde possui informações confiáveis e atualizadas.

3 – SEM BEIJO, ABRAÇO E APERTO DE MÃO

Nosso país é caloroso, é a nossa característica reconhecida mundialmente. Mas vamos mudar o hábito por um tempo. Todos vão entender a necessidade de cumprimentar apenas com um sorriso à distância.

4 – VISITA AOS IDOSOS PODEM ESPERAR TAMBÉM

Idosos acima de 60 anos são um dos principais grupos de riscos. Podemos evitar levar algo indesejado para eles.

5 – LAVE SEMPRE AS MÃOS E PROCURE NÃO TOCAR O ROSTO

Não precisa nem explicar. Lave frequentemente.

6 – CUBRA O ROSTO QUANDO TOSSIR

Se não tiver um lenço de papel por perto, dê preferência por usar os ombros ou parte interna dos cotovelos.

7 – RESPEITE O PRÓXIMO

Bom senso nunca é demais. Pode ter uma pessoa precisando mais que você. Sem correria, sem empurrão, sem brigas. Respeite sempre.

8 – EVITE AGLOMERAÇÕES

Se puder permanecer em casa, evitar locais fechados, com muitas pessoas, fazer home-office, melhor.

9 – SEMPRE ALERTA

Nós podemos ser os vigilantes. Se souber de algum caso, REPORTE.

Quem apresentar os sintomas deve procurar qualquer serviço de saúde imediatamente. Qualquer dúvida entre em contato.

Fonte: Assessoria HSF