Dia 08 de agosto foi o dia mundial de combate ao colesterol, então vamos aproveitar esse mês para entendermos melhor o que realmente é o colesterol, qual sua importância e como controlá-lo.
Ao contrário do que muitos pensam o colesterol não é uma doença e é produzido naturalmente pelo organismo humano, sendo que apenas 25% de sua produção é realizada através de sua alimentação.
O que a maioria das pessoas não sabem é que ele é responsável pela síntese dos hormônios sexuais e da digestão, além da absorção de vitaminas lipossolúveis e lipídios e produção da vitamina E.
Podendo ser encontrado de duas formas LDL (colesterol ruim) e HDL (colesterol bom), todos devem estar sempre de olho em suas taxas, pois o excesso de LDL pode ocasionar placas de gorduras nas paredes das artérias e chegar até mesmo a causar um alto risco de doenças cardíacas.
Para prevenir os altos índices de colesterol, mantenha uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras, pratique exercícios físicos e diminua a ingestão de alimentos gordurosos e uso de tabaco.
O alto índice de colesterol deve ser levado a sério e seus sintomas são silenciosos, sendo descoberto apenas através de exames de sangue. Por isso, previna-se e faça um acompanhamento regular com seu médico.
Fonte: Assessoria HSF Americana
Foto: Freepik