Notícias

Abril Azul: Mês de Conscientização sobre o Autismo

Hospital São Francisco em 01/04/2024 às 11h59

A campanha foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo.

 

 

O abril azul é uma campanha de conscientização global sobre o autismo e em apoio às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias. A campanha envolve atividades como eventos de que visam informar, arrecadação de fundos para organizações relacionadas ao autismo e divulgação de informações educativas. Isso tem sido fundamental para mudar atitudes e garantir que as necessidades das pessoas com autismo sejam reconhecidas e atendidas em todo o mundo.

 

TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento do cérebro, resultando em diferenças significativas na comunicação, interação social, comportamento e interesses. É chamado de “espectro” porque os sintomas e a gravidade do autismo podem variar muito de pessoa para pessoa, desde casos leves até casos mais graves.

Especialistas identificam o TEA como um transtorno atípico, em que cada portador(a) manifesta sinais e sintomas diferentes, sendo alguns dos sintomas mais frequentes a dificuldade na comunicação verbal e não verbal, dificuldades na interação social, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, hipersensibilidade ou hipoatividade sensorial, e dificuldades na compreensão de emoções e empatia.

Ressalta-se ainda que o TEA apresenta níveis, classificados da seguinte forma:

  • Nível 1: Indivíduos com TEA no Nível 1 necessitam de suporte relativamente baixo. Eles apresentam dificuldades sociais perceptíveis, mas ainda conseguem funcionar de forma independente em algumas áreas.
  • Nível 2: Indivíduos com TEA no Nível 2 necessitam de um suporte mais substancial. Eles apresentam deficiências mais pronunciadas na comunicação social e na interação social, além de comportamentos repetitivos mais significativos.
  • Nível 3: Indivíduos com TEA no Nível 3 necessitam de um suporte muito substancial. Apresentam deficiências graves na comunicação social e na interação social, bem como comportamentos repetitivos significativos.

TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA NO BRASIL

No Brasil, estimativas sugerem que a prevalência do autismo pode estar em torno de 1% da população, no entanto, esse número pode variar, visto que nos últimos anos têm sido realizadas pesquisas para informações mais específicas; além disso, é importante ressaltar que a conscientização sobre o autismo tem aumentado nos últimos anos, o que pode levar a um aumento no número de diagnósticos.

 

“ILUMINE EM AZUL”

O autismo não é o inimigo. O preconceito é! Neste mês de abril, faça diferente e junte-se a nós nessa luta que tem como objetivo reunir e integrar pessoas.  

 

Fonte: HSF.