Notícias

A importância da vacinação contra a gripe

Hospital São Francisco em 04/07/2017 às 12h18

Com a chegada do tempo frio e seco o número de gripes e resfriados aumenta consideravelmente. No Brasil, anualmente é feita a Campanha Nacional de Vacinação promovido pelo Ministério da Saúde que em 2017 antecipou a liberação para os chamados grupos de risco.

No período de 3 a 30 de junho de 2017 foram vacinadas as pessoas pertencentes ao grupo de risco que receberam a vacina gratuitamente pelo SUS nos Postos de Saúde. Pertence a esse grupo: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas, presos e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometem a imunidade e professores de escolas públicas ou privadas.

Em Americana, a partir de julho foram liberadas as vacinas para a população em geral. A imunização contra o vírus Influenza é extremamente importante, pois evita uma série de complicações como pneumonias e doenças cardiológicas, além de diminuir a circulação do agente infectuoso, evitando a transmissão da doença.

Em 2017, a imunização protege contra os três sorotipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS): H1N1, H3N2 e Influenza B. Lembrando que a vacina é aplicada anualmente, pois todo ano a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprova uma nova composição da vacina Influenza que considera novos vírus circulantes no País e no mundo.

Por: Assessoria HSF Americana