No dia 09 de Junho é comemorado o Dia Nacional da Imunização, uma data que deveria por si só ter uma notoriedade mais abrangente devido a sua importância, principalmente em virtude do momento conturbado que estamos atravessando. A pandemia do Covid-19 faz essa data ser ainda mais relevante pela tão esperada vacina contra esse vírus.
As vacinas estão presentes em nossas vidas desde que nascemos e significa proteção e imunidade. Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), quando deixamos de tomar as vacinas no tempo correto, ou deixamos de tomar por um período, mesmo que seja curto, aumentam-se as probabilidades de surtos, deixando a população suscetível para doenças mais graves.
O objetivo da data é justamente esse de conscientizar as pessoas que as vacinas salvam vidas e fazer um apelo para que todos mantenham as carteiras de vacinação atualizadas. Uma lembrança sobre as vacinas é que através de grandes campanhas, houve a erradicação da varíola do planeta, além da eliminação da poliomielite, um controle rigoroso da rubéola e sarampo, além de uma enorme queda da mortalidade infantil em inúmeros países. Desta forma, a vacinação é de extrema importância para as nossas vidas.
Em junho também é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, outro tema de relevância para ser discutido, com o objetivo de homenagear todas as pessoas que doam sangue e também de conscientizar as pessoas que não são doadoras, sobre o grande valor dessa doação para salvar inúmeras vidas no mundo todo.
Então para um futuro melhor, fique com a sua carteira de vacinação em dia para a preservação da sua saúde e, se possível, doe sangue, esse gesto de amor pode salvar muitas pessoas.
Fonte: HSF