História

HISTÓRICO

Em 1942, Americana não possuía um hospital para atender a sua população, que precisava percorrer vários quilômetros em estrada de terra até a cidade de Campinas, onde havia o hospital mais próximo. Foi então que o Dr. João de Castro Gonçalves decidiu reunir 36 cidadãos americanenses em sua residência para iniciar um dos maiores e mais bens sucedidos projetos que a cidade de Americana estava para conquistar: o Hospital São Francisco.

No dia 5 de outubro de 1942 nasceu o Hospital São Francisco de Americana, que representa um marco na história da saúde da cidade.

Após a criação, o Dr. Castro, prefeito de Americana naquela época, começou a buscar ajuda através de movimentos e comissões para angariar recursos na construção do hospital, que seria inaugurado nove anos depois no dia 29 de setembro de 1951.

No passado, o Hospital São Francisco contou com a ajuda da Prefeitura Municipal, clubes de serviços, população e outros que fizeram diversas doações.

E desta maneira, com muita ajuda e contribuições é que o Hospital São Francisco conseguiu crescer e se tornar reconhecido pela sua grandiosa e completa estrutura, referência constante em qualidade de atendimento e serviços médicos.


PRESENTE E FUTURO – A ESTRUTURA ATUAL E A FUTURA

Com seu próprio hospital, o São Francisco pode oferecer à população o que há de melhor em atendimento e acompanhamento médico-hospitalar, através de um corpo clínico altamente qualificado e equipamentos de última geração, referência na realização de exames e diagnósticos. Conta também com pronto-socorro 24 horas e ambulatório. Possui a maior estrutura de internação com quartos simples ou em apartamentos, U.T.I. Adulto e Neonatal, Centro de Hemodiálise, Centro de Tomografia Computadorizada, Angiografia Digital, Exames Laboratoriais, Raio-X e Ultrassom. Moderno Centro Cirúrgico, Berçário, Lactário e Maternidade com alojamento conjunto. Os melhores consultórios credenciados e fisioterapia com técnicas e equipamentos modernos.

Com todas estas vantagens do Hospital São Francisco, sem dúvida a necessidade de continuar evoluindo e trilhando novos caminhos é de suma importância. Por isso, com espírito inovador e buscando sempre o crescimento, é que se encontra a Ala 01 totalmente revitalizada e em expansão uma nova UTI Adulto com 15 leitos.

Com certeza, após a inauguração da UTI Adulto (31.07.2015), com equipamentos modernos e com alto teor de humanização, entrará em outros desafios – UTI Pediátrica.

Diante da realidade antecipada, o São Francisco terá em uso água de um poço artesiano para atender 100 m/ litros/ água/ dia.

Em plena atuação em sua vocação de prestador de serviços, o Hospital São Francisco de Americana possui em sua tradição e excelência atendimento médico-hospitalar com uma equipe de profissionais da área médica que valorizam a vida e a saúde de seus pacientes, somadas a uma forte estrutura dotada de um aparato tecnológico moderno e atualizado, capaz de oferecer o que há de melhor para todos aqueles que são o motivo de todo este trabalho: o ser humano.